A chegada do filho ao mundo é certamente o momentos mais belo e impactante na vida de uma família. Cada detalhe é cercado de muita expectativa e cuidados, principalmente com algo essencial: o enxoval do bebê.
Para mães e pais de primeira viagem, definir o que deve ter no guarda-roupa do bebê não é uma tarefa fácil e acabam pecando pelo excesso – e gastam mais do que precisam.
Além disso, o bebê nasce com seu sistema imunológico em desenvolvimento e estará mais vulnerável a doenças e alergias causadas por patógenos presentes nos tecidos das roupas. Portanto, lavar as roupas do neném corretamente é fundamental.
Então, como fazer para que o bebê comece a vida em segurança? O que ele precisará nos primeiros meses? Tem momento certo para higienizar o enxoval de recém-nascido?
Vamos falar de dicas de como cuidar do enxoval do bebê e curtir essa linda fase tranquila!
Confira também: Como saber o seu estilo de roupa!
1 – O que comprar para o enxoval do bebê?
Essa é uma lista de peças de roupas para o enxoval do bebê, lembrando que, nos primeiros meses, ele é mais suscetível a ter temperatura baixa e isso faz parte do amadurecimento do sistema imunológico. Por isso, existem as peças mais quentes, mas sem exageros com tecidos grossos.
- Cinco macacões de pijama;
- Seis bodies de manga curta;
- Seis bodies de manga longa;
- Seis calças de algodão;
- Dois pares de luvas;
- Dois gorros;
- Seis pares de meias.
Outro cuidado essencial é com o quarto do filho; de nada adiantará a lavagem das roupas do neném ser correta se o ambiente abrigar riscos para a saúde dele, especialmente com os inocentes (mesmo) bichos de pelúcia!
2 – Quando começar a montar o enxoval do bebê?
O momento ideal é a partir do quinto mês de gravidez, quando a mãe já sabe o sexo do bebê. Outro aspecto é calcular em que época do ano ele nascerá, pois isso vai determinar se deve comprar mais peças de roupa para calor e reduzir as peças de enxoval para dias frios.
3 – Quando começar a lavar o enxoval do bebê?
Essa é uma preocupação importante, pois não adianta lavar com muita antecedência, mesmo com as condições de guarda adequadas, pois continua existindo o risco no longo tempo de armazenagem.
O tempo certo da primeira lavagem de enxoval de bebê é entre a 30ª e a 32ª semana de gestação, o que representa o 8º mês de gravidez.
4 – Como secar e guardar roupas de bebê?
O melhor método de secagem é o natural, no varal e em local arejado e protegido do sol. Você pode usar a secagem da máquina de lavar, porém ela prejudica a maciez das roupas, por isso o processo natural de secar é o mais indicado.
Para guardar, defina um espaço exclusivo para elas, separado de roupas das demais pessoas da casa e também de itens de higiene do bebê e fraldas. Para se organizar melhor, pode-se usar colmeias e nichos, pois ajuda na hora de achar as peças menores como os sapatinhos e meias.
5 – Como lavar o enxoval do bebê pela primeira vez?
Lavar roupas de bebê na mão
A opção de lavar manualmente é a melhor para evitar o atrito e preservar mais as fibras, desde que os movimentos sejam suficientes para remover a sujeira, porém suaves.
- Faça a separação por cor;
- Coloque as peças de molho por duas horas com sabão neutro;
- Não coloque outro tipo de roupa;
- Priorize as manchas e sujeiras pesadas;
- Lave com água corrente e sabão;
- Enxágue bastante.
Lavar roupas de bebê na máquina
É possível lavar roupas de bebê na máquina e alguns procedimentos são semelhantes aos que usamos para higienizar as roupinhas na mão – separar as roupas por cor e não misturar com outras roupas.
- Use a lavagem de roupas delicadas;
- Programe um ciclo menor;
- Não acrescente amaciante.
Lavar as primeiras roupas do enxoval do bebê é uma tarefa importante e precisa ser feita com todo o cuidado e carinho. Afinal, são as primeiras vestes do filho, devem estar livres de sujeiras para que não causem alergias e problemas respiratórios em seres tão pequeninos.
Higienizar o enxoval completo do bebê pela primeira vez consome água e energia em excesso e será raro de acontecer de novo no dia a dia. Será que o processo em casa é o mais seguro e eficiente?
Para você ficar tranquila, nada melhor do que contar com um serviço profissional de lavanderia como a BonaSecco, que tem profissionais, métodos e produtos prontos para lavar roupas de neném da forma correta.