InícioEstilo de vidaBenefícios do pilates para o corpo feminino

Benefícios do pilates para o corpo feminino

Você já ouviu falar sobre quais são os benefícios do pilates para o corpo feminino? Se sua resposta foi não, fique tranquilo(a), pois você está no lugar certo. Aqui você verá tudo sobre esse assunto!

A prática do pilates tem sido cada vez maior, principalmente pelas mulheres, levando em consideração os inúmeros benefícios à saúde da mulher.

Ficou interessado(a) neste assunto? Então continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre o pilates e suas vantagens.

Confira: O que não pode faltar no guarda roupa feminino?

Afinal, quais são os benefícios do pilates para o corpo feminino?

Antes de falarmos, de modo aprofundado, sobre os benefícios do pilates para o corpo feminino, vamos entender um pouco o que é essa prática.

O pilates é uma forma de exercício baseado em alongamento e fortalecimento da musculatura, que é realizado no solo ou em equipamentos específicos, utilizando o peso do próprio, com variações na intensidade.

O objetivo desse tipo de exercício é promover maior controle e maior conexão da mente e do corpo, possuindo uma série de pontos positivos.

Veja a seguir quais são os benefícios do pilates:

4. Ajudar na melhora da postura

Esse primeiro benefício não é algo exclusivo para as mulheres, isto é, qualquer um que deseje fazer pilates terá, por consequência, uma melhor postura.

Além disso, a prática dessa atividade é uma peça interessante para evitar dores na coluna e, também, é válido destacar que, a forma como seu corpo se posiciona, é algo essencial para garantir um bom funcionamento do Sistema Nervoso e circulatório.

3. Ajudar a amenizar os sintomas da TPM e da Menopausa

Entre os benefícios do pilates para o corpo feminino encontra-se a redução de sintomas da TPM, afinal de contas,  esse tipo de exercício ajuda, de maneira satisfatória, na circulação do sangue, fazendo com que muitos efeitos da TPM sejam, por conseguinte, aliviados.

Além disso, o Pilates é responsável também pela liberação do hormônio endorfina, o que é capaz de promover maior sensação de prazer e de bem-estar, ajudando, assim, a melhorar o humor.

O pilates possui as mesmas vantagens para a menopausa, período da vida da mulher em que há, também, uma significativa variação hormonal, causando alguns sintomas que dificultam a sensação de bem-estar.

2. Ajuda no condicionamento físico de mulheres grávidas

Existem diversos benefícios do pilates para o corpo feminino, essencialmente gestantes, pois os movimentos ajudam a  melhorar o alongamento físico e a fortalecer o corpo para as mudanças que vão ocorrer durante a gestação.

Outro ponto importante, é que os exercícios do pilates vão trabalhar muito bem a respiração e isso é um fator imprescindível durante toda a gestação.

A mulher grávida deve ser orientada por um profissional bem capacitado e bem preparado, o qual irá acompanhar e controlar os exercícios a cada trimestre, analisando a resposta do corpo da gestante e evitando qualquer tipo de risco e complicações.

Além dos benefícios do pilates para o corpo feminino na gravidez citados anteriormente, existem outros:

  • Contribui na estabilização da coluna lombar, ajudando a reduzir as dores e os desconfortos, principalmente quando a barriga estiver maior;
  • Fortalece o assoalho pélvico;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Melhora a circulação sanguínea, ajudando, consequentemente, a reduzir os inchaços comuns da gravidez;
  • Melhora o humor;
  • Auxilia no controle do peso;
  • Ajuda na manutenção da flexibilidade.

1. Ajuda na redução de peso e na melhora da qualidade de vida

Um dos grandes benefícios do pilates para o corpo feminino o qual deve ter ressaltado é a capacidade de ajudar no quesito do peso.

O pilates é uma atividade que ajuda consideravelmente na queima de calorias e ajuda, também, na definição do corpo, levando em consideração que os exercícios trabalham bastante o condicionamento físico, aumentando a resistência dos músculos, principalmente das pernas e dos braços.

Então, se você não é fã de musculação e deseja deixar o seu corpo definido, a prática do pilates é uma boa opção.

Agora que você está por dentro de tudo sobre os benefícios do pilates para o corpo feminino, está na hora de decidir se vai começar ou não essa atividade cheia de pontos positivos. Para isso, atente-se aos pontos supracitados!

Se você gostou deste artigo não deixe de compartilhar agora mesmo com outras pessoas, principalmente aquelas que estão interessadas em começar alguma atividade física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EnglishPortugueseSpanish
- Publicidade -spot_img

Mais Populares