Seu cabelo diz muito sobre você, por meio da escolha do corte e do penteado, você revela um pouco da sua personalidade para o mundo, mesmo que sem querer, já que essa é a parte do corpo que você mais vê no espelho e requere a Cuidados com o cabelo.
É por olhar para o cabelo todos os dias – muitos dos quais até têm uma verdadeira batalha com as madeixas – que as pessoas estão começando a encontrar mais maneiras de estilizar suas madeixas.
Se essa tarefa parece avassaladora e cansativa para você, principalmente se você já tentou de tudo sem obter resultados satisfatórios e duradouros, temos uma pergunta: você está tento cuidados com o cabelo como ele precisa ser? E quer ver mais dicas como essa?
Confira também: Como se vestir para ir a praia
Cuidados com o cabelo: cabelos oleosos
Cuidados e cortes com cabelo, muitas pessoas acham que seus cabelos são oleosos, quando na verdade, são apenas óleos naturais que são produzidos naturalmente para proteger os fios. Cabelos oleosos produzem oleosidade em excesso e precisam ser lavados com mais frequência, além disso, esse tipo de cabelo pode apresentar outras características:
Muito pouco movimento: o cabelo perde o movimento à medida que o óleo pressiona os fios, como se estivesse preso à cabeça;
Caspa: é um nome comum para a dermatite seborreica do couro cabeludo, que é causada pela secreção excessiva de cabelos oleosos;
Coceira: A coceira é um dos sintomas da caspa, por isso é comum em pessoas com cabelos oleosos.
Se você tem cabelos oleosos, conhece bem esses traços, mas alguns movimentos podem acentuar esses pontos.
Os fios costumam ficar presos no couro cabeludo, que fica propenso à produção e acúmulo de oleosidade. Esse tipo de cabelo pede um shampoo desintoxicante e purificante, normalmente encontrado na versão pura.
Outra coisa muito importante para quem tem cabelo oleoso é ficar longe da água quente e não lavá-lo mais de uma vez ao dia, pois isso vai ressecar o couro cabeludo, que por sua vez se protege produzindo mais oleosidade.
Cabelos secos
Para mulheres com essa característica capilar, o processo de hidratação dos cabelos secos pode ser um grande desafio. Se esse também é o seu problema, temos uma boa notícia! Sim, é possível manter o cabelo saudável, bonito e liso sem ir ao salão. Veja também dica de moda no portal Zoe
O cabelo seco tem pouca ou nenhuma oleosidade natural, o que deixa os fios com aspecto seco, crespo, com pouco ou nenhum brilho, além da falta de sedosidade e do temido frizz.
Isso pode acontecer devido a um problema genético ou pode permanecer assim ao longo do tempo, principalmente com fatores como uso excessivo de produtos químicos, exposição a processos de alta temperatura como secadores, ferros de passar roupa ou até mesmo o próprio verão.
Assim, a hidratação para cabelos secos ajuda a hidratar os fios, deixando-os bem tratados e fortes.
Esse é o tipo mais comum para pessoas com cabelos crespos ou crespos. Nesse caso, é preciso escolher produtos que proporcionem mais nutrição, como xampus cremosos e ingredientes que ajudem a repor a umidade.
A palavra de ordem desta linha é hidratação. Por isso, investir em óleos e alimentos leave-in é muito importante.
Cuidados com o cabelo: Cabelos cacheados
Uma característica comum dos cabelos cacheados e crespos são as pontas secas. Isso porque seu formato helicoidal evita que a oleosidade da raiz chegue até o comprimento e as pontas dos cabelos, resultando em um aspecto mais seco. Então, o principal segredo para ter cabelos bonitos e bem tratados é uma rotina de hidratação semanal!
Para quem consegue reservar três dias para dar uma atenção redobrada aos fios, o segredo é aliar a hidratação à nutrição e reconstrução, criando o proverbial cronograma capilar; ideal para quem tem o dia mais corrido não deixe de marcar um tratamento pelo menos uma vez ou duas vezes por semana, mesmo que seja na banheira.